ApresentaA�A?o

O Curso de Licenciatura em MatemA?tica, ofertado pelo IFRS a�� Campus Caxias do Sul, objetiva formar profissionais da educaA�A?o na A?rea da MatemA?tica capazes de compreender e transformar a realidade a partir de princA�pios de cidadania, democracia e A�tica. A proposta apresentada no projeto pedagA?gico deste curso incentiva o desenvolvimento de argumentative research essay topics um conjunto de conhecimentos relativos aos conteA?dos especA�ficos da MatemA?tica e ao processo ensino aprendizagem, a fim de que os estudantes reelaborem saberes considerando a realidade social, os objetivos da escola bA?sica, o cotidiano escolar e as experiA?ncias da escola, e efetivando-os na prA?xis educativa.
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Objetivos EspecA�ficos
  • Oportunizar a constituiA�A?o do professor frente ao seu papel social nas diversas realidades;
  • Desenvolver conhecimentos matemA?ticos com vistas ao exercA�cio da cidadania atravA�s de processo ensino aprendizagem;
  • Estimular a criaA�A?o cultural e o desenvolvimento do espA�rito cientA�fico e do pensamento reflexivo, com vistas a uma formaA�A?o continuada;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigaA�A?o cientA�fica, visando o desenvolvimento da ciA?ncia e da tecnologia e da criaA�A?o e difusA?o da cultura;
  • Promover a divulgaA�A?o de conhecimentos culturais, cientA�ficos e tA�cnicos que constituem patrimA?nio da humanidade e comunicar o saber atravA�s do ensino, de publicaA�A�es ou de outras formas de comunicaA�A?o;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, por meio da extensA?o, com vistas A� difusA?o da cultura e da pesquisa cientA�fica e tecnolA?gica geradas na InstituiA�A?o, estabelecendo uma relaA�A?o de reciprocidade com a comunidade.
Perfil do Egresso
Pretende-se que o egresso do Curso de Licenciatura em MatemA?tica se aproprie de um conjunto de informaA�A�es, construa saberes e desenvolva habilidades a partir de sua interaA�A?o com o ambiente criado pela proposta do curso. Ao tA�rmino do itinerA?rio formativo previsto no curso o licenciado deverA? estar apto a:
  • Atuar com A�tica e compromisso com vistas A� construA�A?o de uma sociedade justa, equA?nime e igualitA?ria;
  • Compreender o seu papel na formaA�A?o dos estudantes da EducaA�A?o BA?sica a partir de uma concepA�A?o ampla e contextualizada de ensino, e de processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que nA?o tiveram oportunidade de escolarizaA�A?o na idade prA?pria;
  • Trabalhar na promoA�A?o da aprendizagem e do desenvolvimento compare and contrast essay topics for college de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades da EducaA�A?o BA?sica;
  • Dominar os conteA?dos especA�ficos e pedagA?gicos e as abordagens teA?rico metodolA?gicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada A�s diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar a linguagem dos meios de comunicaA�A?o A� educaA�A?o, nos processos didA?tico-pedagA?gicos, por meio do uso de diferentes tecnologias de informaA�A?o e comunicaA�A?o para o desenvolvimento da aprendizagem;
  • Promover e facilitar relaA�A�es de cooperaA�A?o entre a escola, a famA�lia e a comunidade;
  • Identificar questA�es e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face da pluralidade e diversidade das formas de bem viver.
  • Atuar na gestA?o e organizaA�A?o das instituiA�A�es de EducaA�A?o BA?sica, planejando, executando, acompanhando e avaliando polA�ticas, projetos e programas educacionais;
  • Participar da gestA?o das instituiA�A�es de EducaA�A?o BA?sica, contribuindo para a elaboraA�A?o, implementaA�A?o, coordenaA�A?o, acompanhamento e avaliaA�A?o do projeto pedagA?gico;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, sobre propostas curriculares e sobre organizaA�A?o do trabalho educativo e prA?ticas pedagA?gicas, entre outros;
  • Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construA�A?o de conhecimentos pedagA?gicos e cientA�ficos, objetivando a reflexA?o sobre a prA?pria prA?tica e a discussA?o e disseminaA�A?o desses conhecimentos;
  • Estudar e compreender criticamente a legislaA�A?o educacional vigente, como componente de formaA�A?o fundamental para o exercA�cio da docA?ncia;
  • Atuar como agentes interculturais para a valorizaA�A?o e o estudo de temas especA�ficos relevantes.
No que se refere ao perfil do educador matemA?tico, o licenciado em MatemA?tica deverA? ter as seguintes capacidades:
  • Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisA?o;
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resoluA�A?o de problemas;
  • Identificar, formular e resolver problemas na sua A?rea de aplicaA�A?o, utilizando rigor lA?gico-cientA�fico na anA?lise da situaA�A?o-problema;
  • Estabelecer relaA�A�es entre a MatemA?tica e as outras A?reas do conhecimento;
  • Conhecer questA�es contemporA?neas;
  • Participar de programas de formaA�A?o continuada;
  • Realizar estudos de pA?s-graduaA�A?o;
  • Elaborar propostas de ensino de MatemA?tica para a EducaA�A?o BA?sica;
  • Analisar, selecionar e produzir materiais didA?ticos;
  • Analisar criticamente propostas curriculares de MatemA?tica para a EducaA�A?o BA?sica;
  • Desenvolver estratA�gias de ensino que favoreA�am a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemA?tico dos estudantes, dando A?nfase aos conceitos matemA?ticos;
  • Perceber a prA?tica docente de MatemA?tica como um processo dinA?mico, carregado de incertezas e conflitos, um espaA�o de criaA�A?o e reflexA?o, onde novos conhecimentos sA?o gerados e modificados continuamente;
  • Contribuir para a realizaA�A?o de projetos coletivos em ambientes educativos.